Blog

Hipertensão e o risco de AVC em pacientes com Covid-19

By 16 de dezembro de 2020 No Comments

A Covid-19 ainda está aí, firme e forte. Precisamos nos cuidar e cuidar das pessoas que amamos, além de ficarmos alertas para novas descobertas.

 

Uma pesquisa recente apresentada no congresso da Radiological Society of North America revela que a hipertensão aumenta o risco de AVC em pacientes com Covid-19. Ela mostrou que não somente a hipertensão, como também o diabetes favorece esse maior risco de complicações cerebrais. Tais complicações são um pouco mais raras, mas vêm sendo cada vez mais relatadas em pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

 

Doença além do peito

 

Sabemos que o primeiro lugar afetado pela doença é o sistema respiratório; entretanto, outros sistemas e órgãos também têm sido afetados, e o cérebro está entre eles.

 

A pesquisa foi conduzida por especialistas e contou com 81 pacientes com média 66 anos de idade que realizaram tomografia computadorizada ou ressonância magnética de crânio entre janeiro e abril de 2020. Tais exames foram feitos por questões de estado mental alterado, fala ou visão com dificuldades.

 

Resultados chamaram atenção

 

Os números resultantes entre os 81 participantes foram os seguintes:

 

  • 18 tiveram achados em imagens cerebrais considerados críticos; por exemplo, sangramentos cerebrais, derrames, encefalopatia ou vasos bloqueados;

  • A partir desses achados, 72,2% tinham hipertensão e 50% tinham diabetes tipo 2;

  • E dois terços desses 18 pacientes eram negros, sugerindo maior observação e monitoramento neste grupo.

 

É preciso citar também que muitos tinham marcadores sanguíneos elevados de inflamação, como dímero D.

 

A investigação não parou por aí e continuará verificando a incidência de complicações neurológicas em pacientes com covid-19 que requerem o uso de oxigenação por membrana extracorpórea.

 

O combate à doença não é novidade

 

É claro que, com o agravante da Covid-19, precisamos nos preocupar ainda mais. Entretanto, o cuidado com a saúde e combate às doenças devem ser prioridade hoje e sempre. Mesmo quando todo esse período de pandemia passar, a preocupação deve continuar com relação ao controle das doenças citadas.

 

Procure um especialista, alimente-se bem, pratique exercícios e se liberte dos maus hábitos.

 

Fonte: https://www.auntminnie.com/index.aspx?sec=rca&sub=rsna_2020&pag=dis&ItemID=130867

Decio Mion

About Decio Mion