Blog

Hábitos saudáveis para crianças pode ser a chave da longevidade

By 1 de julho de 2022 No Comments

Você já parou para pensar quais os impactos dos hábitos saudáveis para crianças? Saiba que mantê-los pode ser crucial para prolongar a vida, conforme estudo publicado em maio de 2022, no The New England Journal of Medicine.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam crianças de 1970 até 2019. Quase 40 mil pessoas, de países como Estados Unidos, Finlândia e Austrália, foram incluídas nos dados. 

Cinco indicadores foram acompanhados:

  • Índice de massa corporal (IMC);

  • Pressão arterial sistólica;

  • Valor total do colesterol;

  • Triglicerídeo;

  • Tabagismo.

No fim da avaliação, 800 pessoas tiveram pelo menos um problema cardiovascular, como ataque cardíaco – destes eventos, mais de 300 levaram os participantes à morte. 

Aqueles que tinham irregularidades desde a infância para todos os cinco fatores analisados, tinham o risco aumentado em três vezes de manifestar uma doença cardiovascular. Nesta análise, os principais riscos, em ordem, foram: tabagismo, IMC, pressão arterial sistólica, triglicérides e colesterol.

A descoberta também elucidou que apresentar um problema em qualquer um dos cinco aspectos já deve ser motivo de preocupação para aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares. 

Sendo assim, a conclusão é a seguinte: hábitos saudáveis para crianças importam e devem ser mantidos!

Criança saudável, adulto saudável 

Nos primeiros anos de vida, manter os hábitos saudáveis para crianças é responsabilidade dos pais, claro. Porém, ao decorrer da vida, estes filhos passam a tomar decisões sozinhos – e o papel dos responsáveis na infância faz a diferença nessa fase. 

No caso da hipertensão, por exemplo, a doença é assintomática e, por isso, o conceito de ir ao médico apenas quando passa mal é um mito. As crianças também devem ser ensinadas sobre a necessidade de consultas de rotina e hábitos saudáveis.

A evolução de doenças crônicas e cardiovasculares são agravadas por hábitos ruins e falta de tratamento adequado. Para ter uma vida mais longa, o reconhecimento de um acompanhamento preventivo todos os anos é essencial. 

Ensine seu filho desde pequeno sobre os maus hábitos, dê o exemplo em casa e ofereça uma alimentação saudável, incluindo a prática de exercícios físicos. Na infância, os hábitos saudáveis para crianças podem ser vistos como desnecessários, mas garantem mais saúde e anos de vida!

Decio Mion

About Decio Mion