Blog

Estudo do Incor liga anabolizantes a problemas do coração

By 10 de agosto de 2021 No Comments

Os anabolizantes são prejudiciais ao coração, de acordo com uma publicação do Jornal da USP.

 

Ela analisa uma pesquisa liderada pela cardiologista Maria Janieire Alves, da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas – Incor. Esse é apenas mais um dos problemas que o uso exagerado de anabolizantes pode trazer à saúde.

 

É provável que você já tenha ouvido falar sobre o uso de anabolizantes com propósitos variados. Ele pode ser recomendado como tratamento para pessoas que têm problemas hormonais, como hipogonadismo. Aí, não há problema, pois existe uma recomendação e acompanhamento médico e, nesse caso, é um uso que se faz necessário em prol da saúde.

 

Entretanto, existem aquelas pessoas que fazem uso da substância para fins estéticos, já que os anabolizantes podem ajudar o corpo a atingir certos objetivos de maneira mais rápida. E é aí que entra o uso exagerado, prejudicial à saúde em vários âmbitos.

 

Visando entender quais malefícios eles podem causar, a Dra. Maria e sua equipe estudaram como o produto poderia atingir também o sistema cardiovascular.

 

De placas nas coronárias a ataque cardíaco

 

anabolizantesOs resultados mostraram que pessoas que ingerem anabolizantes:

 

1 – Têm maior tendência para a formação de placas nas coronárias e isso acaba impedindo o fluxo sanguíneo e o suprimento de oxigênio

2 – Como resultado, há complicações que podem levar à aterosclerose

3 – Ela, por sua vez, pode causar problemas como AVC e ataque cardíaco.

 

E não pense que isso pode acontecer somente com pessoas mais velhas. De acordo com a pesquisa, 25% dos jovens, com média de 29 anos, que tomam anabolizantes, apresentam tais placas em até três coronárias.

 

Além disso, os anabolizantes são fatores de risco para o colesterol bom (HDL) que tem sua funcionalidade prejudicada e reduzida no organismo.

 

Sabemos que problemas cardiovasculares também estão ligados à hipertensão não controlada; portanto, todo cuidado é pouco. O ideal é sempre contar com acompanhamento médico e entender como está a sua saúde.

 

Se você está bem e quer atingir melhores resultados na academia ou na prática de qualquer esporte, converse com seu médico! Nunca tome substâncias por conta própria ou sem acompanhamento.

Decio Mion

About Decio Mion