Blog

É fato: consumo de frutas e vegetais pode reduzir mortalidade

By 24 de março de 2021 No Comments

Consumo de frutas e vegetais pode reduzir a mortalidade. No entanto, não se sabe com certeza qual é a quantidade ideal de ingestão destes alimentos para manter a saúde em longo prazo; agora temos dados mais concretos.

 

Um estudo publicado no Circulation (AHA Journals), realizado com 66.719 mulheres e 42.016 homens – livres de doenças cardiovasculares (DCV), câncer e diabetes no início do projeto – avaliou a dieta dos participantes por meio de um questionário de frequência alimentar, validado no início do estudo e atualizado a cada 2 a 4 anos.

 

Desenvolvimento do estudo com porções de frutas e vegetais

 

No total, foram documentadas 33.898 mortes durante o acompanhamento. Após o ajuste para variáveis ​​conhecidas ou suspeitas de fatores de risco, observaram-se associações inversas não lineares de ingestão de frutas e vegetais com mortalidade total e específica por causa atribuível ao câncer, DCV e doença respiratória.

 

A ingestão de aproximadamente 5 porções por dia de frutas e vegetais, ou 2 porções de frutas e 3 porções de vegetais, foi associada à mortalidade mais baixa e, acima desse nível, a maior ingestão não foi associada à redução de risco adicional.

 

Em comparação com o nível de referência (2 porções por dia), a ingestão diária de 5 porções de frutas e vegetais foi associada a taxas de risco de:

 

  • 0,87 (0,85-0,90) para mortalidade total;

  • 0,88 (0,83-0,94) para mortalidade por DCV;

  • 0,90 (0,86–0,95) para mortalidade por câncer;

  • 0,65 (0,59–0,72) para mortalidade por doenças respiratórias.

 

O maior consumo da maioria dos subgrupos de frutas e vegetais foi associado a menor mortalidade, com exceção de vegetais ricos em amido, como ervilhas e milho. A ingestão de sucos de frutas e batatas não foi associada à mortalidade total e por causa específica.

 

Conclusão: o maior consumo de frutas e vegetais foi associado a uma mortalidade mais baixa; a redução do risco foi atingida com aproximadamente 5 porções de frutas e vegetais por dia. Essas descobertas apoiam as recomendações dietéticas atuais para aumentar a ingestão destes alimentos, mas não de sucos de frutas e nem de batatas.

 

Uma boa alimentação é aliada do nosso corpo. O consumo de frutas e vegetais, bem como visto no estudo, só traz benefícios. Como está o seu consumo?

Decio Mion

About Decio Mion