Blog

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

By 23 de abril de 2020 No Comments

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão é comemorado em 26 de abril. A data visa chamar atenção para a Hipertensão, assassina silenciosa que, no Brasil, provoca a morte de cerca de 300 mil pessoas por ano. Sim, eu sei que é um número assustador, por isso você precisa se cuidar e ter muita atenção com a sua saúde e, principalmente, com seus hábitos, pois eles estão dentro do seu controle.

 

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Entendendo a hipertensão

 

Quando o coração bomba o sangue e os vasos estão estreitados, a pressão fica alta dentro dos vasos. É assim que acontece a hipertensão. Na maior parte das pessoas este estreitamento ocorre por fatores genéticos que interferem em muitos mecanismos de regulação da pressão e fazem com que os vasos fiquem estreitados. É como uma torneira ligada a um esguicho. Com a torneira aberta, se fechamos a ponta do esguicho, a pressão sobe dentro do esguicho. Com o tempo, vai ocorrendo lesão dos vasos e eles ficam endurecidos e podem romper ou entupir. É assim que acontecem o AVC ou derrame, o infarto do coração e a paralisação dos rins.

 

Por ser uma doença silenciosa, de acordo com o Ministério da Saúde, 50% dos brasileiros hipertensos não sabem que têm o problema. Dos que sabem, somente 50% toma remédios e dos que tratam, somente 50% está com pressão controlada. Daí a hipertensão ser um grande problema de saúde pública.

 

E como descobrir? A medição da pressão é o único modo de diagnosticar a hipertensão. Todos, acima de 20 anos, devem medi-la, ao menos uma vez por ano. Aqueles que têm histórico de familiares hipertensos recebem a recomendação de medição duas vezes ao ano.

 

A grande ironia da hipertensão

 

Doença muito comum com graves consequências, de fácil diagnóstico e com tratamento eficaz para evitar as consequências, mas somente 10 a 15% das pessoas que tem pressão alta está com a pressão controlada e se beneficia de todo conhecimento que temos da doença.

 

Fatores de risco – A hipertensão é democrática!

 

Os riscos são maiores em idosos, mas não é por isso que os jovens podem se descuidar! Afinal, a Hipertensão é muito democrática. Ela pode acometer jovens ou idosos, magros ou obesos, brancos ou pretos ou amarelos, diabéticos ou não diabéticos, nervosos ou calmos e homens ou mulheres. É lógico que ela é mais comum em idosos, obesos, pretos e amarelos, diabéticos e nos homens até a quinta década de vida quando passa a ser mais comum em mulheres. O consumo excessivo de álcool e sal, o sedentarismo e o excesso de peso são os maiores vilões quando falamos no aumento das chances de hipertensão. Portanto, está ao seu alcance evitar todos esses itens e levar uma vida mais saudável.

 

Mude seus hábitos

 

Adotar um novo estilo de vida é primordial para evitar o aparecimento da hipertensão. Seguem algumas recomendações:

 

  • Não abuse do sal;

  • Modere o consumo de álcool;

  • Pratique atividades físicas regularmente.

 

Além destas recomendações para evitar o aparecimento da hipertensão, hábitos saudáveis ajudam a evitar outras doenças. Assim, anote também:

 

  • Largue o cigarro;

  • Tenha uma alimentação saudável;

  • Evite alimentos gordurosos;

  • Durma bem;

  • Aproveite os momentos de lazer e mexa-se!

Aproveite o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão e o ano todo para combater a doença.

Decio Mion

About Decio Mion