Blog

Ano novo, vida nova: vamos cumprir a promessa de emagrecer?

By 2 de janeiro de 2020 No Comments

Economizar dinheiro, frequentar uma academia, parar de fumar: estas, talvez, sejam as mais populares promessas de ano novo, ao lado, claro, da campeã: este ano vou fazer dieta e emagrecer!

E não se engane: mesmo que você não tenha prometido perder peso em 2020, deve ter ganhado algo com as comilanças e eventos de fim de ano. Então, é bom não relaxar: se você ganhar um quilo em todo fim de ano e não mais perder, em cinco anos estará cinco quilos mais pesado – e, acredite, isso vai literalmente pesar negativamente para um envelhecer com saúde.

E uma pessoa hipertensa deve tomar ainda mais cuidado: dietas e exercícios são diferentes para quem precisa controlar a pressão.

 

Passe no médico antes de iniciar exercícios para emagracer

emagrecerHipertensos devem focar em atividades aeróbicas para ajudar a emagrecer – estou falando aqui de caminhada, corrida leve, hidroginástica, natação ou até mesmo aulas de dança.

Atividades com peso, como a musculação, também podem ser realizadas, sem muito peso. Levantar peso faz a pressão aumentar.

O lado bom do exercício, além de ajudar a emagrecer, é que, depois de realizado, ele tende a contribuir para a baixa da pressão, um ponto muito positivo para o hipertenso.

Se você tem pressão alta, seja qual for a atividade que você vá iniciar, lembre-se de checar se sua pressão está sob controle, de preferência passando em consulta com seu médico. Ele irá avaliar se você deve realizar algum exame antes de iniciar os exercícios. De qualquer forma, geralmente só liberamos para o exercício aqueles pacientes com pressão abaixo de 16 por 10.

Se você recebeu o aval para a prática esportiva, não se esqueça de se hidratar constantemente; a falta de líquido no organismo pode prejudicar os rins.

 

Equilíbrio no prato, e nada de sal

A dieta para emagrecer, seja você hipertenso ou não, deve sempre ser acompanhada por um profissional da saúde. Não caia na tentação de repetir o cardápio de um conhecido; o seu organismo é único e merece cuidado.

Não é segredo que o sal é o grande inimigo de quem tem pressão alta. Ele faz o corpo reter líquido, o que faz aumentar o volume de sangue circulando pelo corpo, sobrecarregando as artérias – e é aí que vem a pressão alta. O sal também incha, então não é nada indicado para quem quer perder peso. E lembre-se que, por sal, estamos falando de sódio; muitos alimentos, especialmente industrializados, carregam grandes quantidades de sódio e devem ser simplesmente deixados de lado.

Além disso, interferem na pressão:

  • Frutas e vegetais – principalmente a banana – são importantes pelo potássio, pois ele ajuda a baixar a pressão;

  • Álcool: cuidado! Uma dose ajuda a relaxar os vasos, mas muitas têm o efeito oposto, e os contraem!

Sempre considere que, quanto mais colorido o prato, melhor para sua saúde. Busque consumir todos os grupos alimentares e nunca coma mais do que precisa para saciar a fome. Novamente, o acompanhamento médico ou de um nutricionista para construir o melhor cardápio para o hipertenso é o ideal! Bom exercício e bom apetite!

Decio Mion

About Decio Mion