Blog

Coronavírus e os remédios para pressão alta

By 16 de março de 2020 No Comments

Ouvi dizer que alguns remédios que são usados para tratar pressão alta favorecem a proliferação do coronavírus. Devo parar de tomar o meu remédio de pressão?

Dados obtidos na China sugerem que a pressão alta pode estar associada a aumento do risco de mortalidade em pacientes hospitalizados infectados com coronavírus COVID-19.

Alguns sites divulgaram que os inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA) e os Bloqueadores de Receptores de Angiotensina (BRA), medicamentos comumente usados para tratar pressão alta, podem aumentar o risco infecção e gravidade da infecção pelo coronavírus (SARS-CoV2). O mesmo acontece com o ibuprofeno e as tiazolidinodionas.

A hipótese surge da observação de que o vírus COVID-19 liga-se a uma enzima específica chamada ACE2 para infectar as células, e os níveis de ACE2 aumentam após o tratamento com os medicamentos IECA e BRA.

No entanto, esta especulação sobre a segurança do tratamento com IECA ou BRA em relação ao COVID-19 não possui base científica sólida para apoiá-la.

As sociedades nacionais e internacionais publicaram documentos enfatizando que não há indicação para suspensão destes medicamentos e recomendam fortemente que os médicos e pacientes continuem o tratamento com seus medicamentos habituais porque não há evidência científica que suporte a hipótese de que estes medicamentos devam ser interrompidos devido a infecção pelo  vírus COVID-19.

Portanto, você não deve parar os medicamentos IECA ou BRA. No entanto, caso tenha dúvida, consulte seu médico.

BRA – candesartana, ibersatana, losartana, olmesartana, telmisartana, valsartana.

IECA –captopril, enalapril, lisinopril, perindopril, ramipril, trandolapril.

Decio Mion

About Decio Mion