Blog

Conheça a Dash: uma dieta para hipertensos

By 11 de maio de 2022 No Comments
dieta para hipertensos

Você certamente já ouviu falar que a alimentação faz toda diferença para a saúde; há inclusive, uma dieta para hipertensos, a Dieta Dash.

 

O padrão alimentar foi criado por cientistas norte-americanos e testado em pessoas com pressão alta, obtendo excelentes resultados. Os pesquisadores eram, mais especificamente, do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos (NHLBI, na sigla em inglês).

 

Veja também: Animais de estimação podem minimizar o declínio cognitivo em idosos

 

A ideia principal desta dieta não é o emagrecimento, mas, sim, auxiliar no controle da pressão arterial – que, sem tratamento, pode causar problemas cardíacos graves. 

 

A dieta conta com alguns princípios que auxiliam neste processo, apostando numa maior ingestão de cálcio, frutas e verduras, além da redução de gorduras saturadas e açúcares. Alguns dos nutrientes que, por meio dos dos alimentos, serão ingeridos em maior quantidade são o magnésio e o potássio – que comprovadamente auxiliam na redução da pressão arterial. 

Dieta para hipertensos: descobertas  e restrições

Uma excelente descoberta com esta dieta para hipertensos é que reduzir o sal não é a única alternativa para redução da pressão, já que uma dieta com frutas e legumes pode apresentar excelentes resultados. Mesmo assim, é importante pontuar que nesta dieta a recomendação é ingerir diariamente até 2300 miligramas de sódio, o que equivale a 5 gramas de sal.

 

Importante lembrar que, apesar de vantajosa para pessoas com quadro de pressão alta, é preciso que pacientes com insuficiência renal conversem com o seu médico, já que algumas recomendações da dieta podem ser restritas para este grupo. 

 

Como já dito acima, esta dieta para hipertensos não tem foco no emagrecimento, mas isso não significa que não possa ser aliada à perda de peso; com a redução de calorias e exercícios físicos, o seu efeito pode atingir o emagrecimento.  

 

Mas lembre-se que a dieta é um complemento do tratamento contra a hipertensão e não uma substituição. Não comece uma dieta por conta; procure um especialista para te ajudar neste processo. 

 

Por fim, não se esqueça de que o hipertenso tratado vive mais e melhor!

Decio Mion

About Decio Mion