O brasileiro e o consumo de sal exagerado

  • Categoria do post:Blog

Sim, é isso mesmo o que você leu no título: o brasileiro consome sal de forma exagerada. Basicamente, consumimos quase o dobro de sal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Vamos entender melhor?

A quantidade recomendada pela OMS é de 5 gramas por dia; entretanto, os brasileiros consomem 9,34 gramas de sal por dia. Para referência, aquele sachê de sal que, geralmente, fica nas mesas das lanchonetes e restaurantes tem, em média, 1 grama – ou seja, poderíamos usar cinco desses por dia, e estamos usando quase dez!

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Ministério da Saúde, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Hospital Sírio-Libanês chegou à conclusão de que os homens e os jovens são a parte da população que mais abusa do sal.

Realizado entre 2013 e 2014, o estudo utilizou amostras de sangue e urina de, aproximadamente, 9 mil adultos, coletados como parte da PEsquisa Nacional de Saúde (PNS). Ainda, identificou-se que mulheres e pessoas mais velhas consomem menos sal, mas não se iluda! A população brasileira, de modo geral, consome mais sal. Algumas pessoas chegam a consumir mais de 12 gramas por dia. O mais alarmante é que muitas pessoas não se dão conta de que consomem uma quantidade elevada, achando que está tudo bem.

Para aqueles que me acompanham, sabem o que isso pode causar, entre outros problemas: hipertensão, doenças cardiovasculares e renais. Só a hipertensão atinge quase 30 milhões de brasileiros. E, nas últimas décadas, a doença renal crônica praticamente triplicou no país.

Separei, aqui, dicas para diminuir a quantidade de sal na comida:

  • Substitua o sal por outros temperos (limão, ervas, cebola, alho);

  • Leia embalagens e verifique a quantidade de sódio;

  • Diminua o sal na comida aos poucos, para não estranhar tanto;

  • Evite alimentos congelados e com conservantes;

  • Evite alimentos industrializados, lights, processados e enlatados.

Que tal começar hoje mesmo? Menos sal significa, também, a descoberta de mais sabores!