Blog

Animais de estimação podem minimizar o declínio cognitivo em idosos

By 6 de maio de 2022 No Comments
declínio cognitivo

Que os animais de estimação são uma excelente companhia é uma afirmação praticamente unânime. Agora, um novo estudo sugere que é muito mais que isso: ter um cão ou gato pode ser vantajoso para a saúde dos idosos, inclusive no declínio cognitivo

A descoberta explica que ser tutor de um animal de estimação poderia suavizar o declínio cognitivo com o avançar da idade, além de ter influência em quadros de hipertensão. Quando falamos na pressão alta, foi observado que os idosos com animais tinham menos chances de desenvolver a condição (44% versus 49%).

Todos os participantes no início do estudo estavam em estado de cognição normal, e com o passar dos anos aconteceu o declínio cognitivo, que se mostrou mais lento nos participantes que eram tutores de animais de estimação, principalmente daqueles que já viviam com o pet por um período maior. 

Retenção de líquido: você sabe o que pode ser?

Ao todo, o estudo acompanhou 1.369 pessoas por seis anos. O perfil dos participantes era de 50 anos ou mais. As descobertas foram apresentadas no American Academy of Neurology (AAN) 2022 Annual Meeting, em abril.

Importante mencionar que o estudo não conseguiu provar uma relação de causa e efeito, mas apontou evidências de que ter um animal de estimação pode ser uma boa opção para saúde, principalmente no declínio cognitivo.

 

Ter uma animal de estimação não é intervenção terapêutica

Apesar dos benefícios, a própria autora do estudo, Dra. Jennifer W. Applebaum, não recomenda ter um animal de estimação como intervenção terapêutica. A ideia, na verdade, é que quem já tenha um animal seja incentivado a mantê-lo por meio de políticas públicas, como assistência veterinária gratuita ou de menor custo para pessoas de baixa renda. 

Ela acredita, ainda, que a posse dos animais não deva ser apenas um meio para minimizar o declínio cognitivo, mas que, se a tese for comprovada, seja um motivo a mais para criar programas que auxiliem a iniciar ou manter a tutoria. 

Esperamos que os estudos avancem ainda mais. E você: já tem um animalzinho? Me conta o nome dele nos comentários e como te ajuda em relação à saúde! 

Decio Mion

About Decio Mion